Tuesday 18 August 2009

Brazil – Rio de Janeiro - Valor Economico

As a result of UKTI promotion an appointment was set with the highly respected reporter Claudia Schuffner to discuss the Dreamaid business and Charity for a possible article to be published nationwide in this financial ‘heavy’ equivalent to the Financial Times in the UK.

A wide ranging discussion was held on the subject of Dreamaid and Claudia expressed her enthusiasm for what we were doing. She stated that she wanted to buy an elephant from Thailand that she had seen and how much she enjoyed the site.

A very impressive article has appeared in the newspaper on Friday the 14th of August across Brazil in which a photo of myself appears on the leading edge of the supplement on “Valor Empresas & Tecnologia” – Companies and Technologies. Her article is very well written and captures what Dreamaid is about and our great potential to simultaneously help people whilst building a sustainable business.

The article is shown below.

Best regards,

Peter McAteer

Cláudia Schüffner, do Rio
14/08/2009
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Léo Pinheiro/Valor


McAtter, engenheiro de perfuração de petróleo, criou o dreamaid.com para que seja um canal de vendas de artesãos
O inglês Peter McAtter criou um portal na internet que oferece objetos feitos por artesãos de vários países que podem ser vendidos por preços mais justos do que se tivessem intermediários. O "dreamaid.com" traz um modelo onde McAtter reúne negócios e caridade. O que ele quer ver prosperar na internet são as compras justas através do portal, onde o artesão pede o preço que quiser e se responsabiliza pela entrega do produto. Se uma venda for realizada, 10% do valor fica com o portal.
O artista também é incentivado a doar qualquer quantia que esteja a seu alcance para a Dreamaid Caridade, que promove ações sociais como a compra de computadores e equipamentos de fotografia para jovens sem acesso a esse tipo de tecnologia, que pode ajudá-los a ter uma profissão sustentável e vender seus trabalhos através da internet.
É um negócio diferente porque inverte o costume de se pagar um valor ínfimo para o artista, com o intermediário ficando com a maior parte, afirma o executivo. McAteer conta que descobriu na Indonésia árvores cortadas e compradas por US$ 1 que eram então revendidas na China por US$ 9 mil. Ali, a experiência mostrou que o melhor negócio era comprar um pouco mais caro a árvore e ensinar a população a fabricar móveis.
"Queremos fazer isso no Brasil", explica o britânico, que é engenheiro de perfuração e lida com uma das áreas mais complexas da indústria de petróleo. "É bom para o meio ambiente e ajuda o artesão a melhorar o produto a ser vendido". No Brasil a empresa já tem um projeto em potencial com a petroleira BP dentro e fora do Reino Unido. Trata-se de um projeto para capacitar fotógrafos moradores de favelas. "Responsabilidade social e preços justos são coisas que fazem sentido para empresas que têm ações em bolsa", observa.
O portal DreamAid levou dois anos para ser desenvolvido, com financiamento de outra empresa de McAteer, a Sysmax, uma consultoria especializada em gerenciamento de risco no setor de petróleo e gás criada pelo executivo. "Mas os recursos da minha própria empresa têm limites".
Lançado recentemente, o portal já tem 5 mil produtos oferecidos por artistas da Tailândia, México, China, India, França, Espanha e até do Brasil, que mostra o potencial do negócio. Entre os artistas brasileiros está o pintor Jaime Trindade, com quadros retratando populações indígenas. Mas também são oferecidas tecidos fabricados no Laos e cerâmica tailandesa.
"Esperamos que o negócio cresça, e que mais pessoas possam oferecer produtos para quem quer comprar", afirma McAteer, dizendo que espera um faturamento de US$ 20 milhões em dois ou três anos. Na semana passada o empresário visitou artesãos no Embu das Artes, em São Paulo.

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